Òrúnmílà é a divindade da sabedoria e seu verdadeiro nome é ÈLÀ. Ele é indubitavelmente o mais sábio e influente entre todos os Òrìsá (Orixá). Òrúnmìlá é também o testemunho do destino de todos os seres humanos.
Foi Òrúnmìlà quem trouxe IFÀ ao mundo para benefício da humanidade, para guardar e guiar os seres humanos na terra. IFÀ é a palavra direta codificada de ÒLÓDÚMARÈ (Deus)
Honestidade e Paciência, não importando a situação. A nossa maneira de falar, de agir e de pensar, determina o tipo de espírito que nos rodeiam. Se pensarmos o mal, os maus espíritos sempre serão nossos companheiros, se formos benevolentes e piedosos, os espíritos bons sempre estarão conosco, nos ouvindo e nos ajudando. Ninguém pode trazer tristeza à vida de outras pessoas e esperar felicidade em sua própria vida. IFÁ nos ensina que devemos estar sempre conscientes de que o inimigo certamente irá nos apanhar um dia, se formos desonestos. Por outro lado, se formos honestos e confrontados com a tribulação, teremos como superar e seremos capazes de reconhecer os inimigos que fingem ser, amigos íntimos.
Segundo o Odú Ógundà Ìrosùn, o Sacerdote que não é sério sobre IFÁ, banaliza a sua vocação, e esse comportamento vai fazer com que as pessoas percam o respeito por IFÁ. Órùnmilá em sua sabedoria sabe como tratar e lidar com qualquer um que se comporte assim, tomando certas atitudes para que o Sacerdote descubra o problema que emanou da falta de sinceridade, se arrependa e se aconselhe com os mais velhos nos ensinamentos da palavra de Ólodùmarè (Deus), que é IFÁ, para não morrer amaldiçoado e miserável.
Esú (Exú) e Obàtálá são os que asseguram que as orações de uma pessoa serão aceitas e aprovadas pelas Divindades e Òlòdumárè.
O odú Òsá -Méjì mostra que devemos orar para a boa saúde e para a proteção contra todo o mal. É também uma forma de se redimir com os Irùnmolè e os Òrìsá (Orixá). Quando alguém ora é para estar em harmonia com ele e não invocar sua fúria. É muito bom também rezar para aqueles que enfrentam problemas com as Àjé (Bruxas) para que sejam capazes de obter êxito, paz mental e que elas não destruam suas realizações na vida.
Segundo o Odú Èjiogbè, Òlodùmaré (Deus) julgará as pessoas pelo que elas dizem. O mentiroso pode enganar as pessoas a ponto de destruir a vida delas. O mentiroso deve ser responsabilizado três vezes: por mentir, por enganar e por ser instrumento para a destruição da vida das pessoas. IFÁ diz que isto não é bom, pois para os que dizem o que não é verdade, o castigo será o ganho.
O Odú ÒSÈ-ÒTURUPÒN, diz que devemos dar valor, devido respeito e reconhecimento as mulheres. Afinal, elas são as mães do mundo. Ninguém vem a este mundo fora do seu conhecimento e de sua contribuição. Um seguidor de Ifá deve respeitá-las, a fim de ser abençoado com: riquezas, filhos, cônjuge e longevidade. IFÀ diz que as mulheres devem também honrar e respeitar os homens, pois assim elas terão vida longa e paz na terra. E ninguém deve usar palavras negativas contra as mulheres.
É um tipo de reza que é realizada por forças e energias físicas e metafísicas. Esta é um tipo de oração que contém todos os segredos da vida. Quanto mais se sabe essas orações e as domina, mais você se torna maior. Para energizar suas orações deve-se utilizar o nome da divindade, deuses, semideuses, espíritos, ancestrais, vento, sol, lua, meteoro etc... e o poder da palavra falada. Não existe um limite para o poder que uma pessoa possa possuir; tudo depende da capacidade de adquirir conhecimento que é a chave para abrir a porta desse poder.
É Uma das divindades mais importantes na compreensão do Culto Yorubá. É o domicilio de todas as escolhas. É o receptáculo de idéias, opiniões, emoções e está ligada ao destino e sorte de cada pessoa. Representa o mais íntimo de cada um, o inconsciente, o próprio sopro de vida na particularidade de cada pessoa. Orí é cultuado como uma Divindade e é único e individualizado, devendo ser cultuado e cuidado, é a sede da personalidade e destino do homem.
A origem ou a fonte de todo orí é o Deus Supremo – Òlodùmáré - o Grande Orí.
O conceito de Ifá sobre Ori é a integração do pensamento e da emoção que gera um Ori positivo ou de sabedoria. Ori é o Deus portador da individualidade de cada ser humano.
Esú (Exú) foi criado por ÒLODÙMÁRÉ (Deus) como um Eborá todo especial de maneira tal que ele deve existir em tudo e residir em cada pessoa.
Esú (Exú) é por excelência o símbolo da existência diferenciada e, em conseqüência disso, o elemento dinâmico que leva ao movimento, à transformação e ao crescimento. Esú (Exú) é a energia absoluta da oportunidade!
Esú (Exú) é o primeiro a ser cultuado, e isso se explica devido ao seu papel de energia condutora, propulsora, recapacitadora e reconstituidora. Sem Esú (Exú) tudo estaria paralisado, estagnado, sem desenvolvimento. É ele quem faz cumprir o equilíbrio de tudo que existe. Equilíbrio este, que permite a multiplicação e o crescimento.
É Òrìsá (Orixá) Esú (Exú), que transporta as oferendas para o mundo espiritual (Òrún) e, se forem aceitas, é ele quem traz de volta a resposta Divina na forma de benção solicitada pelo cliente.